analise
A JSL destaca-se por sua atuação diversificada em mais de 16 setores da economia e é líder em seu segmento em termos de receita líquida. Com 57 anos de história, atua em todo o território nacional através de 166 filiais, 18 estados brasileiros e está presente em quatro países do MERCOSUL. A Companhia presta serviços de alto valor agregado em toda a cadeia do processo produtivo, desde o transporte de cargas até a terceirização total das cadeias logísticas. A JSL tem quatro linhas de negócios: Serviços Dedicados à Cadeia de Suprimentos, Gestão e Terceirização de Frotas, Transporte de Passageiros e Transporte de Cargas, e é a maior compradora de veículos pesados no País, possuindo mais de 40 mil ativos operacionais. Com o foco na inovação e na praticidade, a Companhia comercializa seus ativos pelas lojas da Seminovos JSL e pela JSL Concessionárias de Veículos, o que permite a manutenção de uma das frotas mais jovens do País.
O modelo de negócio da JSL consiste em entender as necessidades de seus clientes para atender de forma customizada e integrada. Através de um somatório de contratos, que se inicia com a precificação de projetos, financia-se a compra de ativos específicos. Os recursos necessários para a execução da operação (colaboradores e estrutura física, por exemplo) e os ativos equipados são implantados e inicia-se a prestação de serviços, a qual gerará fluxo de caixa ao longo do prazo contratual, que pode variar de 2 a 10 anos. Ao término do contrato, o ativo utilizado é revendido, o que caracteriza a última etapa deste ciclo, cujo valor residual estimado é levado em conta na precificação e, portanto, compõe o retorno esperado da operação.
Em 2012, a JSL registrou receita bruta Total de R$ 4,5 bilhões, crescimento de 67,2% na comparação anual, o qual já considera as eliminações entre a JSL Logística e JSL Concessionárias de veículos, esta última, um novo segmento incorporado em fevereiro