alcanos conclusão
A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836). Uma corrente elétrica diz-se muito intensa se, em cada unidade de tempo, a secção reta do condutor for atravessada por uma grande quantidade de carga elétrica. Por outro lado, também existem correntes elétricas pouco intensas, isto é, correntes cuja intensidade é muito inferior a 1 A. Assim, visto que existem correntes muito intensas e correntes pouco intensas, é habitual trabalhar com submúltiplos e com múltiplos da unidade ampere.
A intensidade de corrente é medida com aparelhos que se designam amperímetros que podem ser analógicos ou digitais. Estes aparelhos instalam-se sempre em série e nunca podem ser ligados diretamente a um gerador. intensidade da corrente elétrica Considere um condutor metálico de secção transversal S, sendo percorrido por uma corrente elétrica.
Suponha que, num intervalo de tempo t, pela secção transversal S passe uma quantidade de carga Q, em módulo.
Define-se como intensidade da corrente elétrica i a relação:
A quantidade de carga Q é dada pelo produto do número n de elétrons pela carga do elétron.
Em homenagem ao físico e matemático francês André Marie Ampère (1775-1836), a unidade de corrente elétrica, no SI, é o ampère (A).
É comum o emprego de submúltiplos do ampère: o miliampère (mA) e o micro-ampère (A)
1 mA = 10-3 A
1 µA = 10-3 A
Observações:
É importante lembrar que, nos condutores iônicos, tanto os cátions que possuem cargas positivas, como os ânions que possuem cargas negativas, também fazem parte das correstes elétricas. Para poder descobrir o valor total Q, que representa a quantidade de carga elétrica que passa por uma secção transversal de um condutor, em um