Exemplos de alcanos
ALCANOS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Nomes: Gabriel R., Hélio N.
INTRODUÇÃO
Os alcanos, também chamados parafinas, são hidrocarbonetos alifáticos saturados, de fórmula geral CnH2n+2. Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Os alcanos lineares são designados, na nomenclatura oficial, através de prefixos, geralmente gregos, seguidos do infixo "an" e sufixo "o". Nos alcanos , os átomos de carbono usam quatro orbitais híbridos, equivalentes sp³, para se ligar tetraedricamente a quatro outro átomos (carbono ou hidrogênio).
ALCANOS
1. METANO CH4
O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
As principais fontes do gás Metano são:
▪ Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas. ▪ Decomposição de resíduos orgânicos ▪ Fontes naturais (ex: pântanos) ▪ Extração de combustível mineral ▪ Processo de digestão de animais herbívoros, carnívoros e onívoros. ▪ Bactérias ▪ Aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica.
2. ETANO C2H6 Ele é o mais simples hidrocarboneto saturado contendo mais de um átomo de carbono. Etano é um composto de importância industrial, pela conversão dele em etileno.
Em escala industrial, etano é produzido a partir do gás natural e do refino do petróleo.
3. PROPANO C3H8
Quando comburente vendido como combustível, ele também é chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), que é uma mistura de propano com pequenas quantidades de propileno, butano e butileno, mais etanotiol como odorizante para impedir que o normalmente inodoro propano deixe de ser identificado quando em vazamentos. Ele é usado como combustível para fogões e em motores de automóveis.
Outro uso do propano é como propulsor