trabalho ninive
Os alcanos estão entre os compostos orgânicos menos reativos frente aos reagentes comuns de laboratório; de fato seu outro nome, "parafinas", deriva da expressão latina que significa que eles têm pouca afinidade por outros reagentes. Apresenta a fórmula geral CnH2n+2. São insolúveis na água e solúveis em gasolina, benzeno, éter e clorofórmio- (Isso por ser apolar) Estes se encontram no petróleo e no gás natural e podem ser produzidos por aquecimento de um sal de sódio de um ácido carboxílico com soda cáustica. Para fazer reagir um alcano é preciso fornecer grande quantidade de energia, pois sua estrutura é muito estável e muito difícil de ser quebrada. Só uma partícula extremamente reativa, como um átomo ou um radical livre, consegue atacar a molécula do alcano. As reações geralmente se dão pela subtração de hidrogênios do alcano, rompendo homoliticamente a ligação. Forma-se então um radical livre, que continua a sequência da reação. A molécula do alcano, todavia, possui diversos átomos de hidrogênio, e o produto, que efetivamente se forma, depende de qual desses hidrogênios é removido. As reações que sofrem destacam-se a combustão e as halogenações foto química e termoquímica.
Com relação à densidade, pode-se dizer que todos os alcanos são menos densos do que a água, ou seja, possuem densidade menor do que 1g/ml. Quanto à cor, os alcanos são todos incolores e, quanto ao cheiro e sabor, os alcanos gasosos e sólidos são inodoros e insípidos, já os líquidos apresentam cheiro característico (gasolina e querosene, por exemplo).
Referencias Bibliográficas.
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.
MATERIAIS, REAGENTES E METADOS
Gasolina (C5-C10);
Parafina (C21-C40);