analise a moreninha
a) O enredo do romance (a temática e o desenvolvimento da trama narrativa);
b) As categorias da narrativa (narrador, personagem, tempo e espaço). Lembrem-se de que a análise do romance deve ser feita em formato de texto e que vocês precisam interpretar a obra e explicar as categorias da narrativa (se o narrador é um narrador onisciente intruso, por exemplo, vocês devem analisar o discurso desse narrador e apontar, com elementos do texto, a intrusão; se a personagem é plana, vocês devem mostrar as características que fazem compreendê-la como tal; o tempo é psicológico ou cronológico? Por quê?; como o espaço é descrito pelo narrador?).
A Moreninha, primeiro romance escrito no Brasil por Joaquim Manuel de Macedo em 1844, foi publicado inicialmente através dos jornais da época, mas logo alcançou popularidade entre os leitores em sua grande maioria as mulheres. O livro conta uma história de amor entre Augusto e Carolina, principais personagens do texto, inicialmente a historia relata uma aposta feita entre quatros estudantes de medicina, Filipe, Fabrício, Leopoldo e o Augusto. Filipe convida todos a passarem um final de semana na casa de sua Avó Ana, na ilha de Paquetá no Rio de janeiro e apostam que se Augusto se apaixonar por quinze dias ou mais pela mesma mulher terá que escrever um romance. O personagem já avisa aos amigos que isso jamais ocorrerá, pois ele mesmo dizia: “- Sim! esse sentimento que voto às vezes a dez jovens num só dia, às vezes, numa mesma hora, não é amor, certamente. Por minha vida, interessantes senhores, meus pensamentos nunca têm dama, porque sempre têm damas; eu nunca amei... eu não amo ainda... eu não amarei jamais...”, nas linhas finais da obra o próprio Augusto informa o titulo da obra A Moreninha.
A obra de Joaquim Manuel de Macedo é repleta de sentimentalismo, a ideia de um lugar perfeito para a concretização de um grande amor, com processos de individualismos, emoção e um herói. Estas são