análise do livro A moreninha
TEORIA DA NARRATIVA E DO POEMA – ANÁLISE DO LIVRO A MORENINHA
Manaus – AM
2010
TEORIA DA NARRATIVA E DO POEMA
ANÁLISE DO LIVRO A MORENINHA
Manaus – AM
2010
A MORENINHA
A obra “A Moreninha” foi escrita por JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, o autor nasceu na cidade de Itaboraí RJ, em 24 de junho de 1820.
Joaquim Manuel de Macedo era romancista, historiador, poeta, dramaturgo, médico e professor. Foi também membro do Conselho Diretor da Instituição Pública, fundador e orador oficial do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, além de ser deputado em várias legislaturas.
Foi um grande influenciador no desenvolvimento da literatura e produziu ininterruptamente várias obras, entre elas: O moço loiro, A luneta mágica e a mais importante delas “A Moreninha”.
Macedo morreu pobre e esquecido, no dia 11 de abril de 1882, depois de sofrer por vários anos de doença mental.
HISTÓRIA:
A Moreninha é um romance histórico, voltado para uma sociedade burguesa, valorizando cada hábito desta sociedade.
A obra foi publicada em 1844, e tem um caráter alegra fluente e uma trama sem complicações dramáticas, além de contar uma história de amor entre jovens da época com um final feliz.
ENREDO:
A história inicia-se com um grupo de amigos, estudantes de medicina que moravam em uma república na cidade do Rio de Janeiro. Os rapazes eram: Filipe, Augusto, Leopoldo e Fabrício. Filipe era órfão e antes de vir para a cidade morava com sua avó D. Ana e sua irmã Carolina em uma bela ilha. Todos os anos, nesta ilha, acontecia uma festa, foi então que o jovem Filipe resolveu convidar seus amigos para participar deste evento. Todos ficaram empolgados, menos Augusto. Filipe comentou sobre as moças que estariam na festa, inclusive sua irmã Carolina. Foi quando surgiu uma discussão que gerou uma aposta. Filipe desafiou Augusto dizendo que caso ele não se apaixonasse