Autismo e inclusão
Portaria MEC 347, de 05.04.2012 - D.O.U. 10.04.2012.
Trabalho de Grau 1 – G1
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: EDUCAÇÃO INFANTIL
Professor: CIRCE MARA MARQUES
Data de entrega: 22/04/2014
Nicole Aires da Silva Caçapietra
Nome: ____________________________________________________________________
Em entrevista concedida a Adriano Guerra, publicada na Revista Infância n.41, o professor Miguel Arroyo afirma que “As imagens da infância eram de vidro e se quebraram”. Qual o significado dessa frase de Arroyo e qual o impacto dessa ideia para a educação das crianças? (2,0 pontos G1)
O professor vem transmitir com essa frase que a imagem romântica da infância já não existe, ou não deveria existir, que nos dias atuais encontramos infâncias e não uma infância universal. A infância, a sua duração hoje depende muito da classe social, da cultura e do meio aonde esta criança está inserida, e está ligada diretamente com o que a criança presencia no seu cotidiano. Logo a infância onde se pensa em brincadeiras, inocência, melhor fase da vida é quebrada pois se encontra o trabalho infantil, a exploração sexual e muitas outras situações que as vezes não observamos como infância.
Miguel ainda levanta uma questão muito importante que é a preparação dos educadores, que não teriam uma formação generalizada e sim estudariam todas as especificidade dos tempos de vida e a história social da educação, e das legislações para estas infâncias. O impacto que pode trazer na educação é muito grande pois estes profissionais vão estar preparados para lidar com estas diversas situações sem ter surpresas dando um suporte muito mais amplo para essas crianças.
C o m p l e x o
d e
E n s i n o
S u p e r i o r
d e
C a c h o e i r i n h a
Rua Silvério Manoel da Silva, 160 – Bairro Colinas – Cep.: 94940-243 | Cachoeirinha – RS | Tel/Fax. (51) 33961000 | e-mail: cesuca@cesuca.edu.br