Analise Tribos Morais
O texto é de cunho filosófico sociológico trazendo um traçar entre a evolução e o antagonismo moral.
É um resumo do livro de Joshua Greene onde o autor expõe o egoísmo como algo inerente ao ser humano e necessário então para a sobrevivência.
O homem muito naturalmente se adequava ao coletivo desde que o mesmo fosse favorável para seu crescimento.
Com a chegada do mundo moderno, o homem foi perdendo a habilidade de se moldar as principais transformações e a diversidade de “tribos”, suas polêmicas, problemas sócio-economicos, políticos e religiosos. O autor sugere que uma metamoral e o utilitarismo sejam a solução para uma melhor evolução do ser humano.
È imprescindível entendermos o que significa cada um desses conceitos: metamoral, utilitarismo, ética e moral.
Conclui-se então que ética e moral andem juntas, porém não sendo a segunda maior que a primeira.
CONCEITOS
Metamoral - uma doutrina que se situa além da moral, uma teoria que raciocina sobre o bem e o mal, os valores e os julgamentos morais (J. Russ, 1994).
Utilitarismo - uma doutrina ética que prescreve a ação (ou inação) de forma a optimizar o bem-estar do conjunto dos seres sencientes1 . O utilitarismo é então uma forma de consequencialismo, ou seja, ele avalia uma ação (ou regra) unicamente em função de suas conseqüências.
Ética - a reflexão sobre o conjunto dos princípios morais que estão na base do comportamento do indivíduo. É uma ação perante um problema dado, apoiando-se sobre valores aprendidos, admitidos e integrados ao contexto do problema. Essa ação deve ser visando adotar uma solução concreta de forma contextualizada e não uniformizada.
Moral - conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, ou