historia da educação
1. Introdução
A educação ocorre desde os primórdios e é a forma mais comum de transmissão de conhecimentos. Neste contexto, pretende-se fazer uma análise daquilo que foi a educação na idade primitiva, se realmente existiu e quais as suas principais características, de modo a fazer-se uma análise comparativa com a educação em outros períodos históricos.
Entretanto, para compreender os fatos históricos da educação precisamos ter presentes as diferentes formas de pensar de cada época, saber porquê e como surgiram essas diferentes formas de pensar
2. Educação entre os povos primitivos
Segundo Piletti (1997: 43), a primeira dificuldade que se tem entre estes povos é de atribuição conveniente de um nome. Uns consideram-nos de selvagens. Esses povos não são, se entendermos esta palavra, seres humanos que vivem errantes, sem lei, sem convenções, sem organização social e familiar. Os outros os chamam de povos não civilizados. Portanto, se esses povos não possuem nosso género de cultura, então, podemos afirmar que tem uma outra, adaptada a sua natureza e a sua condição graças a qual desenvolvem e desfrutam a sua vida. Então, não existem agrupamentos humanos desprovidos de civilização.
Sendo assim, poderemos chama-los de primitivos, se entendermos por essa palavra o estado de civilização que parece mais simples, menos avançado que a do homem atual.
Meios e fins da educação primitiva
Segundo Piletti (1997: 45), a educação entre estes povos se apresenta sub a forma mais simples e rudimentar, pois não há educação sistemática, nem instituições escolares. Todavia, existem certas épocas e lugares determinados para a realização de uma educação intencional, visto que a época preferida é a da puberdade dos educandos e quanto aos lugares existem as chamadas casas dos homens, santuários de bosques sagrados.
Para além de influência inconsciente do meio social, na educação entre os povos primitivos, nota-se também uma preocupação clara e