Analise texto/filme
Historicamente falando a Pedagogia sempre passou por muitos dilemas e problemáticas relacionados a sua natureza e suas atividades. O texto A questão atual da Pedagogia: das utopias pedagógicas ao mal-estar da Pedagogia nas sociedades contemporâneas, mostra alguns desses dilemas que movimentaram a história e que foram de suma importância para a construção da identidade atual da Pedagogia. Por exemplo, no século XVII, onde as questões religiosas e sua influência dentro da pedagogia foram destaque, e também no século XVIII onde Rousseau, fez alusão a questão Politica-Pedagogia. Mesmo Sócrates, em seus estudos, já destacava fatores que atualmente ainda fazem parte do cotidiano dos Pedagogos, como a questão do dialogo entre educadores e educandos, temática retomada posteriormente por alguns outros estudiosos como Karl Max.
O texto também cita vários outros pensamentos de pedagogos e estudiosos que se dedicaram a questão da educação e que foram de grande valia para educação atual como Pestalozzi, Dewey e Anísio Teixeira. É possível ver alguns desses pensamentos e problemáticas relatados no filme Escritores da Liberdade (2006), do autor e diretor Richard LaGravenese. O filme, baseado em uma história verídica, trata da realidade de uma turma do 2º grau e de sua professora, que enfrentam as mais diversas dificuldades para conseguirem se formar, dificuldades estas, centradas na realidade diária tanto das famílias dos alunos, quanto da escola.
A questão Politica-Pedagogia, tão relatada no texto A questão atual da pedagogia, é também encontrada no filme Escritores da Liberdade, onde uma das principais dificuldades encontrada pela turma é a falta de recursos e apoio da escola para realização de suas atividades, principalmente por se uma escola pública. Esta é pois, uma das principais problemáticas da sociedade contemporânea quando se trata da pedagogia, a falta de recursos