Considerações preliminares
Balança de braços iguais
1° Introdução O trabalho ser trata sobre balança de braços iguais, mais precisamente como construir uma balança de braços iguais. Para isso utilizaremos pesquisas em meios eletrônico, em campo, livros além das experiências e conceitos dos membros do grupo.
2° Objetivo O objetivo é descobrir como podemos construir uma balança de braços iguais utilizando materiais recicláveis e que seja de alta precisão para ser usado por qualquer pessoa.
3° Fundamentação teórica Após varias pesquisas sobre balança de braços iguais, descobrimos que: A balança de braços iguais é composta basicamente por uma haste horizontal apoiada por uma haste vertical. Nela há dois pratos suspensos nas extremidades da haste horizontal. O objeto de massa desconhecida é colocado em uns dos pratos e objeto de massa conhecida (massa padrão) é colocado no outro prato até atingir o equilíbrio estático. Mas também pode ser constituída de duas bandejas apoiadas em uma barra, que se equilibra sobre a base da balança através de uma articulação (ponto de apoio). Quando colocamos qualquer objeto em uma das bandejas e se desloca para baixo, para que a balança volta a ser equilibrar na horizontal é necessário colocar na outra bandeja objeto de mesma massa para que a força gravitacional resultante sobre os padrões seja igual, compensando assim seus respectivos torques. A condição de equilíbrio exige que a resultante das forças sobre a parte móvel da balança seja zero. Com a balança equilibrada temos: duas forças de uma para baixo que somando equivale a dois e de acordo com o princípio da ação e reação, se a parte móvel empurra o apoio, este fará uma força de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto de dois para um. Assim a resultante das três é nulo o que satisfaz uma das condições necessárias para equilíbrio. A segunda condição diz respeito à resultante dos torques sobre a parte móvel da balança e que também deve ser nula. 4°