Estudante
Introdução
Ao longo da história da administração, profissionais de diferentes áreas de atuação deram suas contribuições à esta ciência. Os engenheiros criaram métodos para aperfeiçoar a produção, psicólogos trouxeram à tona a importância do individuo dentro da organização, Max Weber, sociólogo, com sua teoria, burocrática salientou a importância dos processos dentro de uma organização.
Inesperadamente surge Ludwig Von Bertallanffy, um biólogo que, analisando os seres vivos em seu dia a dia profissional percebeu que havia um padrão em cada espécie de ser vivo.
Nos mamíferos, havia algo que fazia com que o oxigênio fosse absorvido, que o levava para o restante do organismo e que fazia com que o gás carbônico fosse liberado. Nas plantas, havia algo que processava a luz do sol, absorvia o gás carbônico e liberava o oxigênio. Com isso, ele notou que havia alguns conjuntos de órgãos muito semelhantes entre os seres analisados.
A partir daí, nasce a teoria dos sistemas. Essa teoria saiu do campo da Biologia e foi para a administração quando essa definição foi criada, pois, como os seres vivos, as organizações também funcionam como sistemas, com suas partes (departamentos) realizando suas funções com foco nos objetivos da organização.
Significado da palavra sistema
Quando aprendemos sobre sistema respiratório, sistema digestivo, devemos isso a Bertallanffy que criou essa classificação – sistema – para designar esses conjuntos de órgãos (ou partes) nos seres vivos que exerciam uma determinada função, ou seja, todas as partes trabalhavam para alcançar um objetivo comum.
Percebeu ainda que, somente se todos os órgãos do sistema trabalhassem de forma correta o sistema funcionaria sem falhas, ou seja, uma parte dependia de outra para que o todo funcionasse perfeitamente.
Segundo o dicionário Aurélio, temos vários significados para a palavra sistema: conjunto de elementos entre os quais haja uma relação;