Analise sensorial de queijo coalho
Relatório de aula prática ANÁLISE SENSORIAL DE QUEIJO COALHO
Equipe:
Antônia Mayara
Antônio Eduardo Segundo
Francisca Edleuza Castro da Silva Carneiro
Liduína Lavor
Lívia Carolina
Luana Maciel Moreira
Mariana Teixeira
Fortaleza-CE
2013
1 INTRODUÇÃO
O queijo de coalho é um produto tipicamente nordestino e muito popular, amplamente consumido pela população local, seja na forma natural, assado ou frito, como também muito utilizado em preparações culinárias, sendo, atualmente, muito difundido em todo o território brasileiro. É produzido principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco (EMBRAPA,2006).
A produção rural de queijo de coalho é extremamente significativa na formação de renda dos produtores de leite estabelecidos principalmente na zonal rural, em especial daqueles que não têm acesso às usinas de beneficiamento, representando uma importante atividade econômica e social (EMBRAPA,2006).
As características da matéria prima utilizada para a produção do queijo de coalho, associadas ao método de produção, na maioria das vezes sem levar em conta as boas práticas de fabricação (BPF), o tornam um alimento favorável ao crescimento de microorganismos patogênicos, e por isso quando consumidos expõe o indivíduo às doenças transmitidas por alimentos (DTAs), constituídas como sério problema de saúde pública, porém esta realidade pode ser transformada se o conhecimento tecnológico for disseminado entre os produtores (DANTAS, 2012).
A comercialização deste produto é efetuada em Supermercados e feiras livres, e, normalmente, chega aos pontos de vendas por produtores ou atravessadores sem uma inspeção e controle de qualidade prévia, daí a necessidade da atuação da Vigilância Sanitária (VISA), haja vista que os órgãos regulamentadores, Secretarias de Agricultura e Ministério