Queijo Boursin
Elaborar um produto, utilizando em seu processamento o leite de cabra, semelhante a um queijo de consistência mole de alta umidade, tipo “Boursin” com composição nutricional balanceada e que possa oferecer benefícios adicionais à saúde do consumidor.
2 INTRODUÇÃO
A cabra foi o primeiro animal a ser domesticado, acompanhou o homem na sua busca pela sobrevivência, fornecendo leite da melhor qualidade e carne em abundancia, além de ser pequena, de fácil manejo e de alimentar-se do que encontrava pelo caminho. Na mitologia, a cabra é lembrada como símbolo de riqueza e abundância.
O crescimento na produção de leite de cabra e de seus derivados vem crescendo nos últimos anos. Cada vez mais se investe em ciência e tecnologia nesse setor. O que gerou a expansão do mercado, que antes era restrito. Até os anos 80, era produzido quase que exclusivamente em rebanhos pequenos, mesmo de um único animal, visando suprir apenas as necessidades da família ou a venda direta ao consumidor de forma clandestina. Atualmente produtos de qualidade, como o próprio leite, queijos finos e iogurte estão conseguindo atingir outras camadas da sociedade.
A alfa-s-1 caseína, causadora da alergia, existe no leite de cabra em quantidade bastante pequena favorecendo a formação de coágulos finos e suaves, o que facilita o processo digestivo, além de conter lactose e gorduras, que são indispensáveis ao organismo Todos esses elementos se encontram em forma digestível e assimilável pelo organismo. O leite de cabra dispõe ainda, de certas enzimas que convertem carboidratos em açúcares simples e fermentos láctico. É um produto de excelentes qualidades sensoriais, bastante diversificado e de boa aceitabilidade. Seu consumo está relacionado com sua imagem saudável e nutritiva.
Atualmente, grande parte da produção mundial de leite é destinada à fabricação de queijos. Como a fabricação dos queijos de leite de cabra é basicamente artesanal, há muitas variedades, sendo algumas