Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
0
1 INTRODUÇÃO
O plano de ação sobre discriminação e preconceito no espaço escolar visa estimular nos alunos o desenvolvimento de ações contra atitudes preconceituosas.
É necessário que os alunos compreendam a importância do respeito às diferenças, uma vez que vivemos em uma sociedade composta por diferentes raças, etnias, etc. A partir de atividades educativas, será possível melhorar o comportamento dos cidadãos com relação à diversidade.
2 justificativa
O desenvolvimento de um plano de ação na sala de aula sobre discriminação e preconceito é essencial para combater as desigualdades existentes em nossa sociedade, as discriminações e preconceitos. Esperamos que com este trabalho a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
3 OBJETIVOS 3.1 GERAL
Erradicar o preconceito e a discriminação no espaço escolar.
3.2 ESPECÍFICOS Compreender a diversidade étnico-racial e respeitá-la;
Diminuir as atitudes preconceituosas na sala de aula;
Desenvolver o respeito às diferenças;
Redescobrir a cultura negra;
Conscientizar os alunos sobre a realidade do negro nos dias atuais e a sua necessidade de afirmar como pessoa humana digna de direitos;
Sensibilizar através da música sobre a discriminação sofrida pelos negros;
4 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do projeto estará de acordo com os objetivos propostos e de acordo com a necessidade da turma, bem como a sua realidade.
Cada aluno irá sortear uma tira com o nome de um colega da classe. Deverão ler em silêncio e não contar para ninguém quem foi o sorteado. Caberá a cada um desenhar a pessoa sorteada e escrever, ao lado do desenho,