Discriminação e preconceito no espaço escolar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 5 1. GERAL 5 2. ESPECÍFICOS 5
5 DESENVOLVIMENTO 6
6 CRONOGRAMA 7
7 CONCLUSÃO 8
8 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade mostrar um plano de ação, partindo-se do pressuposto que as diferenças estão presentes no cotidiano escolar, sendo que a forma que o outro é percebido define as relações interpessoais. Nas escolas os adolescentes e interagem com outros adolescentes que são diferentes deles em vários aspectos, como por exemplo a cor, sexualidade, nacionalidade, corpo e o nível social.
Partindo deste pressuposto, este trabalho, é de grande valia, para que nós futuros pedagogos, possamos detectar situações - problemas e situações conflituosas, para que possamos problematizar avaliar e acima de tudo sugerir soluções; bem como buscar alternativas de privilegiar o acesso e a permanência do aluno no espaço escolar que esta inserido.
2.0 justificativa
No ambiente escolar os valores sociais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são vinculados de forma clara.Portanto é também na escola que deve-se propiciar a reflexão sobre a valorização da cultura negra. Nesta perspectiva torna-se essencial a contribuição e parceria entre escola e família para romper esse modelo na sociedade brasileira visando e garantindo a cidadania e igualdade racial. Desta forma esta ação atende os dispositivos da Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008, que determinou a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e particulares do Brasil.
3.0 OBJETIVOS