Analise Psicológica do Cisne Negro
DarrenAronofsky (2010). O filme Cisne Negro, de DarrenAronofsky, foi lançado em 3 de dezembro de 2010 e chegou ao Brasil em 4 de fevereiro de 2011. Enquadra-se no gênero de suspense e drama psicológico. Conta a história da tímida bailarina Nina ao longo do seu caminho para o sucesso no mundo do balé profissional. A sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O filme retrata uma companhia de dança que faz apresentações ao público. Em uma apresentação, a bailarina principal teve que ser substituída, então a primeira escolha do diretor, Thomas, era Nina, por ser muito esforçada. Nina viu nessa substituição uma forma de crescer no balé. Porém, surgiu uma concorrente, a Lily, que deixa o diretor muito impressionado e que tem uma sensualidade e um modo de expressão das emoções que Nina queria ter.
Nina é a bailarina que busca a perfeição da técnica; ela seria o Cisne Branco ideal, pois representa a inocência, a pureza e a doçura que a personalizam. Por outro lado, ela é radicalmente controlada, disciplinada e reprimida; mas Thomas a escolhe porque sabe que em algum ponto de sua alma está presente o Cisne Negro, símbolo da sexualidade, da sedução e do mal. Ao decorrer do filme ela entra em conflito com sua mãe, o que intensifica ainda mais seu desgaste psíquico, e passa a projetar seus medos mais primitivos na bailarina Lily.
A personagem Nina vive uma luta interna, uma dualidade entre aceitar e acolher sua sombra contra toda uma educação baseada na repressão vinda por parte da mãe.O lado meigo, delicado e doce, contra o medo de parecer uma pessoa ruim, incompatível ao mundo em que vive.A liberdade que ela gostaria de ter e ser, a expressão dos desejos ocultos, a coragem, o outro lado da moeda, o seu inconsciente que fere, causa insegurança, ciúmes, competição, comparação, a luxúria, a