fundaçoesl

687 palavras 3 páginas
Fundações

Definição
As fundações, também denominadas infraestruturas, são elementos da edificação, que ficam enterrados e são responsáveis pela sustentação das superestruturas. Têm a função de distribuir o peso de uma obra (cargas estruturais).

Determinação de Uma Fundação
A determinação e escolha por um tipo de fundação varia de acordo com várias características, entre elas:
- Cargas atuantes;
- Nível do lençol freático;
- Tipos de solo;
- Aspectos arquitetônicos;
- Custos;
Em obras de grande porte deve-se fazer um estudo no local da obra, por uma equipe especializada, já em obras pequenas podemos nos utilizar de estudos das fundações vizinhas e sondagem do solo. No caso de um estudo mal efetuado ou erro de fundação, a obra pode sofrer com a acomodação do solo, causando recalque.

Fundação Rasa ou Direta
Fundação em que a carga é transmitida ao terreno, de forma imediata e superficial. Geralmente a pressão distribuída sob a base da fundação em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação: compreende as sapatas, os blocos, as sapatas associadas, os radiers e as vigas de fundação. Define-se então:
- Sapata: elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não podem ser resistidas pelo concreto de que resulta o emprego de armadura. Pode ter espessura constante ou variável e sua base em planta é normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.
- Bloco: de concreto, geralmente dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.
- Sapata associada: sapata comum a vários pilares.
- Sapatas corridas: cargas transmitidas ao solo através de laje sob todas as paredes. A transferência de cargas é feita de forma linear.
- Radier: sapata associada que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos.
- Viga de fundação: fundação comum a vários pilares, cujos

Relacionados