trabalho em grupo
Em relação ao discursivo podemos analisar que a educação foi se modificando de acordo com a organização social, ou seja, objetivo era atender as necessidades de cada período da história.
Na antiguidade as crianças não eram diferentes dos adultos, pois na época não havia um conceito do que seria a infância. É fundamental estudar a história da educação atentando-se para alguns pontos fundamentais, no que se refere ao papel desempenhado nas diferentes organizações da sociedade, como por exemplo, o ideal de homem cidadão.
A educação é nato na vida dos cidadãos, porém ela deve ser desenvolvida, ou estimulada por meios de práticas de aprendizagem, pois nós humanos não nascemos prontos e acabados. Como diz Durkheim, por exemplo, afirma que para cada sociedade existe um tipo de educação, ou seja, dependem da organização social, politica e econômica, estabelecida por uma sociedade ao longo do tempo.
Referente à Politica e Organização da Educação Básica Brasileira, é necessário entender que houve a criação do sistema escolar seguido das seguintes etapas: educação infantil, educação fundamental e ensino médio. O papel do pedagogo devido a mudanças ocorridas no processo ensino– aprendizagem é o aumento compulsivo da demanda determinado pela legislação vigente e a imposição social, nas últimas décadas a escola pública tem assumido diversos papeis, tais como; encaminhamento, acompanhamento assistencialistas e judiciários; envolvimento em projetos sociais e comunitários, entre outros se soma a isso, á preocupação em manter sua população com frequência regular e aproveitamento acadêmico satisfatório, para todos os educandos, buscando evitar sair fora hora e repetência, bem como a falta acadêmica que se acumula, ao longo do processo ensino-aprendizagem.
Enfim se lutarmos por uma escola democrática, é preciso que sejamos conscientes do comprometimento e reciprocidade que a democracia exige. A negligência de um membro poderá comprometer os resultados do