Análise Cisne Negro
CAMPUS DA PARNAÍBA
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: TEORIAS DA PERSONALIDADE II
PROFESSOR (A): Esp. LORENA BRITO GONÇALVES SOUSA
1º AVALIAÇÃO: análise do filme “Cisne Negro”
LARA OLIVEIRA MELO MOURA GURGEL
PARNAIBA – PIAUÍ
ABRIL – 2015
No filme “Cisne Negro’ somos apresentados à história de Nina, uma bailarina profissional que está prestes a se tornar a primeira bailarina da companhia onde dança por ocasião da aposentadoria da antiga, Beth MacIntyre. Surge então, o diretor Thomas Leroy com o desejo de reencenar a peça “O Lago dos Cisnes” com um adicional que jamais fora feito até então: escalar somente uma bailarina para dançar o Cisne Branco e o Cisne Negro. Vale lembrar que interpretar ambos os papeis é extremamente difícil, uma vez que exigem estilos de dança e interpretação completamente diferentes, pois enquanto o primeiro representa a pureza e a bondade, o outro representa a maldade e a sensualidade.
Depois de ter sido recusada da primeira vez em que dançou por não conseguir retratar as características que o papel do Cisne Negro exigia, Nina vai até o diretor para pedir o papel e quando ele a beija, esperando despertar nela a paixão que faltava em sua dança, ela o morde, escorregando em seu autocontrole e deixando entrever a mulher apaixonada que a mãe, em sua mania por controle e proteção, havia tolhido. Logo depois, é anunciado o elenco que vai dançar a peça e Nina, que não esperava ganhar o papel, deseja os parabéns à rival, Bete. Poucos segundos depois, a mesma bailarina volta e revoltada, pergunta se o que ela havia dito era uma espécie de brincadeira de mau gosto. Nina, surpreendida, vai até o painel onde está a escalação com os nomes das bailarinas e seus respectivos papeis e descobre que foi escolhida para ser a Rainha do Cisnes.
Nas próximas cenas, vemos como Nina se esforça para encarnar o papel do Cisne Negro e luta contra os próprios problemas ao mesmo tempo em que tenta lidar com a mãe superprotetora e