Analise Microbiologica
Para indicar a qualidade e a inocuidade de alimentos, os meios mais importantes são aqueles que definem as suas características microbiológicas.Os alimentos crus têm microrganismos chamados “autóctones”, ou seja, microrganismos naturalmente presentes. Entretanto, os alimentos podem ter microrganismos contaminantes que podem causar alterações, reduzindo sua vida útil, e podem ser patogênicos,que compromete a saúde do consumidor.A análise é necessária para a obtenção de informações sobre as condições de higiene durante sua produção, processamento, armazenamento e distribuição para o consumo, sobre sua vida de prateleira e sobre o risco que representa à saúde.
Para obter fies resultados da análise microbiológica, vários requisitos devem ser atendidos:- Uso de métodos analíticos adequados;- Necessidade de assegurar que as amostras analisadas representam o alimento como um todo.Nenhum destes requisitos é fácil de ser seguido, pois os microrganismos contaminantes podem ser inúmeros, também em variedade, requerendo métodos específicos de análise, e sua distribuição no alimento não é uniforme. Analisa-se amostras retiradas do alimento A determinação do número de amostras a serem analisadas e os critérios de decisão compõem o que se denomina um plano de amostragem.Os planos de amostragem são desenvolvidos com a finalidade de avaliar as condições microbiológicas de lotes e permitir um julgamento sobre a sua aceitação ou rejeição.
Os diferentes planos de amostragem podem pertencer a quinze categorias distintas, de acordo com o grau de risco. O grau de risco é determinado pelo tipo de microrganismo presente, pela sua quantidade no alimento e pela probabilidade de seu número aumentar, diminuir ou se manter estável.
ANALISE MICROBIOLOGICA – RESUMO 2
É prática comum nas empresas a adoção de sistemas de qualidade, como BFP– Boas Práticas de Fabricação e APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
Estes sistemas de