Analises microbiologicas
Meio seletivo caldo lactosado – bile verde brilhante. Neste meio, os sais de bile têm a função de inibir o crescimento de bactérias não entéricas e o verde brilhante de inibir as bactérias Gram-positivas, selecionando desta forma os coliformes.
- Imediatamente após a leitura do teste presuntivo, transferir com uma alça de platina uma alíquota de cada tubo positivo para tubos ( tubos de Durham invertidos no seu interior) contendo caldo lactosado bile verde brilhante.
- Incubar a 35º C por 48h
- Fazer a leitura identificando como positivos os tubos com gás.
- Usar a tabela de NMP para verificar qual o número mais provável de coliformes totais por grama ou mL.
Coliformes Fecais
Os coliformes fecais têm em seu ambiente natural (trato intestinal) temperaturas mais elevadas. Eles são capazes de crescer a 44,5º C, possibilitando, assim, de uma forma prática, serem avaliados separadamente.
- Imediatamente após a leitura do teste presuntivo, transferir com a alça de platina uma porção de cada tubo positivo para tubos contendo caldo EC (Escherichia coli) (tubos de Durham invertido no seu interior).
- Incubar a 44,5 (pescado) ou 45º C por 24h. Utilizar o banho-maria
Fazer leitura identificando como positivo os tubos com gás usar a tabela de NMP para verificar qual o número mais provável de coliformes fecais/g ou mL.
Salmonella sp.
Todas as salmonelas são consideradas potencialmente patogênicas para o homem. A única via de entrada destes microrganismos no corpo humano é a oral, por isso é de suma importância a análise dos alimentos para detectar sua presença.
A metodologia recomendada segue 4 etapas que podem ser aplicadas a qualquer tipo de alimentos
Pré- enriquecimento em caldo não seletivo; objetiva a recuperação de células injuriadas.
- Adicionar 25g ou mL da amostra em 225 mL do caldo de pré- enriquecimento (diluição 10-1). Homogeneizar no liquidificador por 60 seg. Verter todo material em erlenmyer estéril e incubar a 35º C/ 24h.