O MÉTODO CIENTÍFICO
"O método científico é um conjunto de técnicas para investigar fenômenos e para a construção de novos conhecimentos, bem como para corrigir e integrar conhecimentos prévios em bases mais amplas. É fundamentado na acumulação de evidências observáveis, empíricas e mensuráveis subordinadas a um determinado princípio de reflexão: a problematização, a coleta de dados através da observação, a experimentação e a formulação e verificação das hipóteses.
O conceito atual de ciência surge com as aplicações do método experimental aperfeiçoado por Galileu, caracterizando não apenas conhecimento mas, fundamentalmente, pesquisa. Nos principais ramos da ciência, o processo de pesquisa, investigação e de descobertas científicas é basicamente o mesmo: são aplicações do método científico:
I - Toda investigação parte de algum problema. A definição do problema deve permitir a formulação de perguntas específicas que sirvam de guia para sua solução.
II- Observação significa ir além da aparência penetrando, mesmo, na essência do fenômeno. Observar é aplicar atentamente os sentidos (instrumentos) a um objeto para dele extrair evidências reveladoras.
III- A hipótese é a suposição de uma causa destinada a explicar provisoriamente um fenômeno até que os fatos a venham contradizer ou confirmar. "
IV- "Com a experimentação, podemos testar a validade das hipóteses”. “
V- A Indução da Lei completa o processo de investigação. Leis científicas podem ser definidas como generalizações de ocorrências repetitivas e possuem valor preditivo, tais como, a lei da gravitação de Newton: “Toda partícula do universo atrai cada uma das outras partículas com uma força diretamente proporcional ao produto das duas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas”. Milton Hunnex.
VI- A Teoria insere o assunto tratado num contexto mais amplo. As teorias científicas reúnem um determinado número de leis particulares sob a forma de uma lei superior e