GLOBALIZAÇÃO E CONTABILIDADE
O termo Globalização é normalmente utilizado a propósito de um conjunto de transformações socioeconómicas que vêm atravessando as sociedades contemporâneas em todos os cantos do mundo.
A Globalização é caracterizada por um novo tipo de arranjo social, por uma economia em escala global e pela evolução do mercado capitalista. Também é conhecida como a “era da informação”. Sua ascensão está fundamentada nos avanços da comunicação e pelo estabelecimento de novos paradigmas de produtividade e competitividade (CFC, 2000).
De acordo com Campos e Canavezes em vários contextos e por diversos motivos é frequente surgir o termo Globalização.
Fala-se de Globalização a propósito de diversos factos, contextos e circunstâncias, por exemplo:
Da deslocalização de uma fábrica
De grandes marcas de produtos desportivos, de cadeias alimentares, etc.
Da utilização da Internet 9
A noção de Globalização
Dos produtos num supermercado
Do funcionamento dos mercados (de trabalho, de capitais, de bens e serviços)
De problemas ambientais
Da competitividade das empresas
Das migrações internacionais
Do comércio internacional (citação direta)
Nas ultimas três décadas, as interações transacionais conheceram uma intensificação dramática, desde a globalização dos sistemas de produção e das transferências financeiras, á disseminação, a uma escala mundial de informações e imagens através dos meios de comunicação. (Sousa, 2002)
Ainda de acordo com Sousa (2012) os processos de globalização mostra que estamos perante um fenômeno multifacetado com dimensões econômicas, sociais, politicas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de um modo complexo.
2.2 A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUENCIA NA CONTABILIDADE
De acordo com Riccio (2014) a globalização, como liberdade de comércio, como imagem de mercados comuns, como modificação do ambiente exógeno, influi diretamente sobre a vida das empresas e dos indivíduos e atingindo as células sociais, também