Sociologia
TÍFICA DO CESUCA
http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac
MARX, WEBER E DURKHEIM:
CONTRIBUIÇÕES SOCIOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO
Paula Cristina Thomaz1
Christiano Ricardo dos Santos2
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo a comparação entre Marx, Weber e Durkheim na diferença de abordagens e compreensão c da Educação ducação em cada um deles. No pensamento de Marx, a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses da classe dominante (a burguesia); na perspectiva weberiana, a educação é fonte de um novo princípio de controle,, enquanto racionalidade instrumental instrumental de dominação burocrática.
Em Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial à ordem social. social Palavras-chave:: Sociologia da Educação, Durkheim, Marx, Weber
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O objetivo é o de refletir sobre os Fundamentos Sociológicos da Educação, tendo como eixo o ensino de Sociologia
S
da Educação. A sociologia da educação comporia o arsenal teórico que ajudaria os professores a se orientarem, juntamente com as outras disciplinas, nas, mas que deveria oferecer aos futuros professores instrumentos para olhar a sociedade e a escola, as crianças, as famílias, a sua prática docente e o contexto macro social e político. Este trabalho fará a comparação entre os três teóricos, na diferença de abordagem e compreensão da Educação e da Sociedade ociedade em cada um deles.
Para Marx as representações que os indivíduos elaboram são representações a respeito de sua relação com a natureza. Segundo Marx a proposta é o materialismo prático, sendo a superação da auto-alienação auto alienação humana, tornando o homem social, isto é, humano. Na visão são de Marx a Educação ducação é uma forma de socialização, de integração dos indivíduos numa sociedade sem classes, no contexto do materialismo histórico.
Considerando que a sociologia é interessada na relação entre indivíduo e sociedade, podemos