analise financeira
A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.
Para que o analista possa verificar a situação económico-financeira de uma empresa, é fundamental o recurso a alguns indicadores. Os mais utilizados são aqueles que assumem a forma de rácios Estes apresentam uma vantagem, não só de tornar mais precisa a informação, como também de facilitar comparações, quer para a mesma empresa, ao longo de um certo período de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo. Contudo, convém salientar que os rácios apenas constituem um instrumento de análise. Esse instrumento deve ser complementado por outros tantos. Com efeito, a análise de indicadores fornece apenas alguns indícios que o analista deverá procurar confirmar através do recurso a outras técnicas.
A técnica estabelecida pelos analistas financeiros consiste em estabelecer relações entre contas e agrupamentos de contas do Balanço e de Demonstração de resultados entre outras grandezas económico–financeiras".
Suas principais fases são: analise de balanço patrimonial,demonstração dos lucros ou prejuizos acumulados,demonstração do resoltado do exercício , demonstrações de fluxo de caixa, notas explicativas, preparação para análise de demonstração financeiras, indíces econômicos-financeiros, análise horizontal e vertical e conclusão.
2. Qual o papel de um analista financeiro de empresas e qual a influência que a relação risco/retorno tem nessa atividade?
O analista financeiro é responsável pela rotina financeira de uma empresa que envolve diversas funções relacionadas a esta área de pagamentos e