Fenômenos dos Transportes
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CAMADA LIMITE, CONDUÇÃO DE CALOR, REGIME PERMANENTE, REGIME NÃO PERMANENTE, CONVECÇÃO NORMA FORÇADA E TRANSMISSÃO DE CALOR POR RADIAÇÃO
Acadêmicos: Jean de Carli Jeferson Luis Knob
Concórdia, SC
2014
Lista de Figuras
Figura 1 - Camada limite hidrodinâmica 6
Figura 2 - Camada limite térmica 6
Figura 3 - A região laminar, de transição e turbulenta de uma camada limite sobre uma placa plana 7
Figura 4 - O problema de transferência por convecção 10
Figura 5 - Radiação entre sólidos devida a gradiente de temperatura 13
Figura 6 - Radiação, irradiação e radiosidade 14
Sumário
Introdução 4
Camada Limite 5
Condução de Calor 8
Regime Permanente 9
Convecção 10
Convecção Forçada 11
Convecção Natural 11
Transmissão de Calor por Radiação 12
Conclusão 15
Referências 16
Introdução
Este trabalho tem por objetivo explicar e exemplificar os diversos assuntos como camada limite, condução de calor, regime permanente, regime não permanente, convecção norma forçada e transmissão de calor pelo método da radiação. No texto será explicado separadamente cada assunto dando ênfase em conceito, aplicações e método de utilização.
Camada Limite
A região do escoamento adjacente à parede na qual os efeitos viscosos são significativos é chamada de camada limite. A propriedade do fluido responsável pela condição de não-escorregamento e o desenvolvimento da camada limite é a viscosidade. (Sabino, J. et al. 2013)
O conceito foi introduzido no inicio do século 20, por Ludwig Prandtl para descrever a região de contato entre um fluido incompressível em movimento relativamente a um sólido. (Luz,C. 2011)
Quando um objeto move-se através de um fluido, ou um fluido move-se ao redor de um objeto, o movimento das moléculas do líquido perto do objeto é perturbado, e estas moléculas movem-se ao redor do objeto, gerando forças aerodinâmicas. A magnitude