ANALISE FINANCEIRA
De acordo com o economista, todo o processo decisório nasce de dois elementos: informação e raciocínio. Isso indica que a análise dos dados do relatório financeiro é fundamental para a tomada de decisões sobre o rumo da empresa. A probabilidade de tomar decisões certas está diretamente relacionada com a qualidade da informação e do preparo do executivo. Informações não confiáveis aumentam a chance de decisões erradas, mesmo que o executivo seja bem preparado avalia Astrauskas.
Além dos dados de natureza contábil, um bom relatório financeiro deve apresentar informações sobre:
* Gestão do endividamento da empresa (passivo financeiro e contingente);
* Gestão do fluxo de caixa (contas a pagar, receber, estoques e disponibilidades);
* Gestão financeira estratégica (projeções de caixa, resultado econômico, opções de captação de recursos de curto e longo prazo).
* Adicionalmente pode ser importante apresentar também um painel com dados macroeconômicos e setoriais.
Evite erros
O economista da Siegen explica que os erros em relação aos relatórios financeiros geralmente são reincidentes e necessitam uma postura mais ativa por parte da gerencia. É o mesmo erro de continuar fumando, mesmo sabendo que isso faz mal à saúde exemplifica. No caso, a principal prejudicada é a saúde financeira da empresa que corre o risco até mesmo de fechar caso não seja dada a devida atenção aos relatórios.
Dentre os principais erros estão:
Relatórios