Lodos Ativados
O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.
O lodo ativado é formado principalmente de bactérias, algas e fungos e protozoários, sendo as bactérias os microorganismos de maior importância, uma vez que são responsáveis pela deterioração da matéria orgânica.
Para a ocorrência de flocos densos é necessário que as principais condições ambientais dentro dos tanque estejam controladas.
meio neutro em termos de pH; presença dos principais nutrientes, nitrogênio e fósforo; oxigênio deve ser adicionado em quantidade suficiente;
Controlar a presença de substâncias tóxicas ou potencialmente inibidoras.
Variações do processo
Há um grande número de alternativas de operação de lodos ativados, das quais as mais importantes são descritas sucintamente abaixo (Von Sperling, 1997):
a)Processo Convencional nesse sistema a idade do lodo é de 4 a 10 dias e o tempo de detenção hidráulico é de 4 a 8 horas. No sistema de lodos ativados convencional, a concentração de biomassa é bastante elevada, devido a recirculação dos sólidos sedimentares no fundo do decantador secundário, o que proporciona uma elevada eficiência na remoção de matéria orgânica, expressa em termos de DBO. O fornecimento de oxigênio é feito por aeradores mecânicos ou por ar difuso. A montante do reator há uma unidade de decantação primária, de forma