Analise dos personagens do filme dragão vermelho
CURSO: DIREITO
_______________________________________________________________________________
ITARCIELO ALVES
MARCOS ANTONIO ALVES
PAULO CEZAR DA SILVA
SUELI TEREZINHA GIRARDI FERMINO
A VIOLENCIA EM MARX
______________________________________________________________________________
Medianeira - PR
2012
ITARCIELO ALVES
MARCOS ANTONIO ALVES
PAULO CEZAR DA SILVA
SUELI TEREZINHA GIRARDI FERMINO
A VIOLENCIA EM MARX
Trabalho apresentado ao curso de Direito, II período, como parte integrante da avaliação do 2º bimestre na disciplina de Sociologia Jurídica na Faculdade Educacional de Medianeira – UDC Medianeira.
Profº. Fernando Cesar Arnoni
Medianeira – PR
Novembro – 2012
INTRODUÇÃO
Pertencente ao cotidiano das metrópoles mundiais e recorrente aos períodos mais remotos da existência humana, a violência encontra-se presente nas relações que regem a vida das sociedades. Na atualidade, principalmente nas grandes concentrações urbanas, pensar e agir em função da violência se transformou uma forma do modo de ver e viver o mundo do homem. Em se manifestando na vida em sociedade é legítima como apregoa Marx?. É portanto uma variável social? Historicamente , a violência ganhou novos contornos, evoluiu, aprimorou-se em seus artefatos tecnológicos e passa a determinar a forma pela qual algumas sociedades, ou parte delas, organizam sua vida. Partindo-se desta premissa, nosso estudo será baseado na concepção de Karl Marx à cerca da violência.
A VIOLÊNCIA EM MARX
Karl Marx (1818-1883) vê a sociedade como um todo composto de várias partes, como a economia, a política e as idéias (a cultura).