Análise da forma - centro dragão do mar de arte e cultura - fortaleza ce
ANÁLISE DO CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA
Equipe: André Moura Mayelle Tomaz George Rodrigues João Paulo Gondim
maio 2010
AV1 – ANÁLISE DO CDMAC Introdução:
Esse trabalho tem como objetivo analisar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o investimento maior e mais relevante em cultura do Estado do Ceará. Elaboramos nossa análise centrada nos conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula, e também, com base na leitura do livro Uma Introdução à Arquitetura, de Sílvio Colin.
A nossa meta é de cumprir o roteiro que contempla:
1) Contextualização do CDMAC (O que é o CDMAC? / localização / equipamentos e espaços / arquitetos criadores). 2) Análise da Forma (Forma Volumétrica / Forma Espacial / Forma Mural / Categorias da Forma Arquitetônica) do CDMAC 3) Análise dos Conteúdos da Arquitetura no CDMAC 4) Arquitetura e Contexto – CDMAC 5) Conclusão A nossa equipe visitou o CDMAC mais de uma vez no sentido de captar bem sobre sua concepção arquitetônica. Logo abaixo mostramos em mapa alguns lugares visitados para registro em fotos e pesquisas de campo. (ver figura - 01)
Figura – 01- Mapa de Percuso
1
AV1 – ANÁLISE DO CDMAC
1. Contextualização do CDMAC O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural, um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará. Localizado no bairro Praia de Iracema, limitado pela Av. Castelo Branco (norte), Av. Almirante Jaceguai (oeste), rua Boris (leste) e Av. Pessoa Anta (sul). (ver figura - 02). São 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário. Possui também espaços abertos para toda a população com: