Renascimento cultural na itália
Introdução.......................................................................................... pg. 2
Prólogo.............................................................................................. pg. 3
Nicolau Maquiavel............................................................................. pg. 4
Assinatura...........................................................................................pg. 7
Webgrafia.......................................................................................... pg. 8
Introdução
Controlar o fluxo da história e o fluxo de um rio combinando ciência, tecnologia e poder político. Eis o sonho que Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel tentaram concretizar, em pleno Renascimento.
Nicolau, de quem vamos falar, foi um grande historiador, poeta, músico, pensador, diplomata e negociador político, voltado para a estratégia de guerra e estratégia de governo. Deixou escritos famosos que mudaram radicalmente a visão do pensamento político nos últimos cinco séculos. . É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o Governo como realmente são e não como deveriam ser.
Pg. 2
Pg. 2
Prólogo
O desenvolvimento do Renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV. Grandes mercadores italianos passaram a incentivar o desenvolvimento artístico, financiando vários artistas (principalmente pintores e escultores) italianos. Estes ricos comerciantes eram chamados de “mecenas” e o apoio que davam aos artistas ficou conhecido como mecenato.
Esta dinâmica burguesia italiana, sobretudo em Florença onde a família Médici deu grande incentivo às artes, foi muito importante para o desenvolvimento artístico renascentista.
Outro fato importante que fortaleceu o desenvolvimento artístico e cultural na Itália foi a ligação direta com o legado,