Função emotiva
2.1 Teoria da Comunicação
A transmissão de uma mensagem é o objetivo de toda comunicação e para que o sucesso desse objetivo funcione, seguramente, durante esse processo, sempre serão identificados alguns elementos designados por:
➢ Remetente ou destinador ou emissor: é aquele que emite a mensagem. Podendo ser uma pessoa, um grupo (pessoas, firma, empresa, organismo de difusão, etc.).
➢ Destinatário ou receptor: é aquele que recebe a mensagem, ou seja, a quem ela se destina. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, etc.
➢ Código: é a forma pela qual a mensagem se organiza. É composto por um conjunto de signos ou sinais, com uma metodologia especifica que se fundamenta em determinadas regras, onde cada um dos elementos envolvidos tem significado em relação com os demais. Podendo ser a língua escrita, oral, LIBRAS, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
➢ Canal de comunicação: via de circulação da mensagem, podendo ser físico ou virtual, e que por função assegurar a circulação da mensagem, de forma geral é definido pelos meios técnicos aos quais o emissor tem acesso. Os meios são subdivididos em:
- meios sonoros: aquele que utiliza o ar como veiculo propagação das ondas sonoras, voz, ouvido,
- meios visuais: que utiliza a percepção da retina;
Uma primeira classificação das mensagens é baseada de acordo com o canal utilizado:
- mensagens visuais → que é utilizada por imagens ou símbolos;
- mensagens sonoras → músicas, palavras, sons diversos;
- mensagens tácteis → pressões, choques, trepidações;
- mensagens olfativas → que utiliza o olfato, perfumes, por exemplo;
- mensagens gustativas → que utiliza o paladar, temperos por exemplo.
➢ Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
➢ Referente: é o contexto, são as situações as quais a mensagem