Função emotiva - filme era uma vez
É, por isso, uma mensagem permeada de adjetivação, de exclamações, de avaliações impressionistas e, em geral, coloca em destaque a primeira pessoa, o eu (me, mim comigo).
Sinopse
O filme brasileiro “Era Uma Vez” dirigido por Breno Silveira , é drama e romance que conta a história do amor entre um jovem da favela do Cantagalo-RJ e uma menina rica de Ipanema, tendo como foco todas as consequências do relacionamento, tanto quanto da vida do jovem na favela.
A mãe do jovem, Bernadete, é empregada domestica, esforçada e honesta que cria os três filhos sozinha, Carlão o filho mais velho, Beto do meio e Dé o caçula. No inicio do filme, em uma retrospecção de dez anos, podemos ver Beto sendo assassinado injustamente por traficantes do morro traumatizando Dé que estava ao lado. Carlão indignado com a violência ao irmão, mesmo quando este era vivo, se revolta e tem vida jurada de morte pelos traficantes, tendo que sair da favela e morar na rua vendendo cachorro quente, e trabalhando como flanelinha. Pouco tempo depois, Dé enraivecido com a morte do irmão, rouba uma arma para matar o traficante que matou Beto, não tendo coragem, contou ao irmão mais velho o que fez, Carlão então, pega a arma para o irmão não cometer nenhum assassinato, porém, no mesmo dia ocorre um arrastão na praia em que estão, os policiais revistando a mala de Carlão, acabam achando a arma em sua mochila e o prendem. Dé cresceu e seguiu sua vida bem longe do tráfico trabalhando em um quiosque na praia. De lá observava Nina, filha de uma família rica que morava em frente ao seu trabalho em Ipanema. O rapaz nunca pensou que teria chances com Nina, mas certo dia acabou salvando-a de um assalto no calçadão em