Analise do setor
As churrascarias brasileiras são empreendimentos característicos principalmente das regiões sul, sudeste e centro-oeste, baseadas no sistema gaúcho de preparo de carnes, com forte influência da cultura do Uruguai e da Argentina, favorecida pela atividade pecuária desenvolvida na região dos pampas (planície localizada na região meridional do Rio Grande do Sul, Uruguai e parte da Argentina). As churrascarias apresentam um ambiente confortável e atendem aos consumidores que apreciam refeições com predominância de carnes. É também uma referência para reuniões familiares, datas comemorativas e encontros empresariais. Uma churrascaria moderna trabalha com pelo menos dez tipos de carnes diferentes, isso sem falar do serviço de acompanhamento, sobremesas e das bebidas.
O prato principal é o churrasco de carne de gado bovino, acompanhado de assados de porco, ovelha, aves, além de preparados especiais, como lingüiça e medalhão, de acordo com a tradição da casa. Existem basicamente dois tipos de serviços, à la carte é o sistema convencional, em que o cliente escolhe a carne, geralmente um único tipo. Os acompanhamentos também vêm à mesa. No sistema de rodízio de carnes, também conhecido como "espeto-corrido", garçons servem a todos os clientes, normalmente no próprio espeto (daí o nome), que escolhem a parte de seu agrado. Existe sempre um buffet de saladas e acompanhamentos. Nas melhores casas encontram-se um serviço de antipasti (Antepasto - plural antipasti em italiano significa "antes da refeição" é tradicional inclui carnes curadas, azeitonas, alho assado, pepperoncini, cogumelos, anchovas, corações de alcachofra, queijosdiferentes e peperone).
As churrascarias são tendências para o futuro, de acordo com uma pesquisa realizada pela IFDA (International Foodservice Distribuitors Association and Food Distribuitors International, da Mc Kinsey & Company), aponta que as tendências mais marcantes dos consumidores de serviços de alimentação para a