Análise de Setor
As cinco forças de Porter
Unidade 04
O que é análise de ambientes?
“Há quem pense que estou simplesmente batendo papo, quando na verdade estou me dedicando a algo estratégico para a empresa.” José Tadeu de Moraes, presidente da
Samarco Mineração, sobre os encontros que mantém com líderes comunitários e religiosos, que hoje têm influência indireta na gestão do negócio (Exame, 10/10/2008).
As perspectivas de sucesso de uma organização em curto ou longo prazo decorrem da forma como a mesma administra a interação de seus ambientes interno e externo. A definição do negócio, da visão e missão ajuda a organização a delimitar o ambiente em que atua. Permite a análise focada das oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa, de tal forma que ela possa adequar ou desenvolver as competências distintivas que lhe garantirão competitividade no futuro.
Análise do Ambiente Externo
As principais forças a serem monitoradas pela organização:
ambiente tecnológico
ambiente econômico
ambiente demográfico
ambiente sociocultural
ambiente politicolegal
A empresa precisa saber não somente identificar as principais forças macroambientais que influenciam a sua atuação, como precisa criar mecanismos/processos para coletar adequadamente informações sobre elas, consolidar essas informações e analisá-las, para então ser capaz de tomar decisões apoiadas em suas análises.
As forças de Porter
Função básica: analisar o ambiente competitivo de um determinado setor, onde é possível ter uma visão da atratividade e rentabilidade a longo prazo proporcionada pelo mercado.
O que o modelo significa:
O modelo das Cinco Forças revela que o ambiente competitivo não é formado apenas pelas empresas estabelecidas (concorrentes), mas também por fornecedores, compradores, produtos substitutos e entrantes potenciais.
Esses agentes exercem pressões, principalmente, sobre os preços e os custos da empresa, influenciando, assim, na