analise do livro didatico
O presente estudo trata se de uma analise do livro didático “perspectiva História”, manual do professor 7º ano, da editora do Brasil, Autores Renato Mocellim e Rosiana de Camargo. O capitulo que iremos estudar é o capitulo 2 , “O Renascimento”. O livro nos traz informações detalhadas e claras sobre o assunto abordando aspectos políticos, culturais e religiosos. O autor apresentou figuras de quadros, pinturas, documentos e arquiteturas de um período que foi de grande importância para a humanidade, marcados por transformações sociais, ocorrendo à reurbanização e a ascensão da burguesia em especial nas cidades que se tornaram nova potencia como Veneza e Florença.
Em termos políticos, iniciou-se o processo de centralização do poder que originou o Estado Moderno. No âmbito cultural a burguesia rompeu o monopólio que até então era mantido pela igreja católica, pois durante a Idade Média a igreja tinha grande poder e o que predominava eram as ideias teológicas, Deus era o centro de tudo, a partir do séc. XIV inicia-se um movimento de renovação desse pensamento, que coloca o ser humano como figura central.
As ideias Renascentistas começaram a germinar com o desenvolvimento do comércio e das cidades, em meados do séc. XIII, a partir do séc. XIX os historiadores ampliaram esse conceito incluindo, além das artes plásticas, a literatura, a filosofia e a ciência nesse movimento, que marcou sobremaneira a Cultura Ocidental.
O humanismo foi um conjunto de ideias que pode ser considerado o núcleo, a base do pensamento renascentista.
2 DESENVOLVIMENTO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
No início do séc. XIV começando por algumas cidades Italianas surgiu um movimento artístico, literário e cientifico que colocava o ser humano no centro do conhecimento e das preocupações espirituais. Mais tarde denominado Renascimento (ou renascença) esse movimento provocou uma grande renovação nos campos das artes plástica, da ciência e da politica.
O Renascimento provocou uma