Analise do Capital de Giro
Edson
Importância da gestão de capital de giro em pequenas e micro empresas
Aline Cristine Krevoruczka
Jaqueline Viana Chemigz
Lucas Barauce Ribas
Luiz Gasparin
Curitiba
Maio, 2015
1. Introdução
Este trabalho acadêmico demonstra que nos últimos anos o Brasil vem apresentando um crescente aumento da criação de pequenas e micro empresas, entre os anos de 2012 e 2013 segundo SEBRAE houve aumento de 30% destas empresas no Brasil, em diversos segmentos aos quais possibilitam a geração de novos postos de trabalho e geração de renda, segundo Fenacon, as micro e pequenas empresas representam 20% do valor do PIB brasileiro.
Porem este aumento se demonstra precoce no que diz respeito a preparação do micro empresário para desempenhar uma gestão eficaz, a qual traz em contra partida, também altos índices de falência das empresas principalmente nos 3 primeiros anos de vida.
O objetivo aqui é trazer a importância do capital de giro nesta gestão, como tido em pesquisas como fator principal para falência dos pequenos e microempresários.
E qual o impacto que isso traria no que tange falência a nível nacional das empresas de pequeno e médio porte.
2. A necessidade do mercado
Com o desenvolvimento econômico do Brasil nas ultimas décadas, se fez presente a adoção de novas modalidade de sociedade empresaria, visando a adequação dos mercados, estes que não poderiam ser supridos por empresas de grande e médio e pela maquina publica. Estas lacunas de mercado foram desenvolvendo necessidades a serem atendidas, a expansão da população e dos níveis de capacitação proporcionaram a criação de sistemas eficazes para preencher tais lacunas.
A criação da modalidade tributaria do simples nacional deu inicio a uma política de incentivo fiscais visando a criação de novos contribuintes, agora a mais recente criação de sistema de sociedade empresaria denominada MEI , o Micro Empreendedor Individual tem por objetivo fundamental legalizar profissionais