Analise do artigo
ANÁLISE DO ARTIGO: OS ANFÍBIOS DA SERRAPILHEIRA DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA: ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO
A pesquisa teve como principal objetivo realizar um levantamento sobre os estudos realizados sobre os anfíbios anuros que habitam a serrapilheira da Mata Atlântica, procurando responder como as assembléias destes ambientes estão estruturadas, mesmo que pela simples descrição de espécies componentes e quais as relações ecológicas que atuam na organização deste habitat.
Teve como metodologia a pesquisa documental realizadas em sites de periódicos on-line (SCIELO, JSTOR e biblioteca digital do Laboratório de ecologia de Vertebrados, departamento de ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no setor de herpetologia, departamento de vertebrados do museu nacional do Rio de Janeiro). Foi realizada uma triagem do material obtido, por meio da leitura dos artigos e feito o descarte daqueles que não abordassem assuntos relacionados aos anuros. Após os artigos foram divididos por período de publicação e por estado onde foram realizados, para se ter uma visão da quantidade de informações produzidas sobre os anuros da Mata Atlântica.
Os resultados obtidos com a pesquisa indicaram um conhecimento ainda reduzido sobre os diversos aspectos das espécies de anuros que habitam a serrapilheira da Mata Atlântica, com uma maior concentração de estudos no sudeste brasileiro, especialmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Também revelaram a inexistência de um conceito para anuro de serrapilheira e, principalmente, a carência de estudos nos fragmentos florestais situados no nordeste e sul do Brasil e nos ecossistemas associados aos biomas.