Analise de Artigo
Análise do artigo: A cascata trófica invertida em comunidades de plâncton tropicais: impactos de peixes exóticos no Lagos Médio Rio Doce, Minas Gerais, Brasil.
1- Descrição geral do artigo;
O artigo faz um estudo dos impactos causados pela introdução de duas espécies de peixes exóticos piscívoros em alguns lagos do Médio rio Doce, o objetivo era demonstrar o impacto nos vários níveis tróficos. Foram estudados os lagos Dom Helvécio, Carioca, Gambazinho, Jacaré, Palmeirinha, Águas Claras e Amarela, três localizados no interior do Parque do Rio Doce e os outros quatro fora do parque. Dois períodos foram estudados chuvoso e seco. Foram feitos estudos das condições dos lagos como temperatura, pH, concentração de oxigênio, condutividade elétrica, nitrato, fósforo, clorofila, entre outros. Foi analisado também a quantidade de fitoplâncton, zooplâcton tendo chegado a conclusão que em todas as analises foram encontradas pouca diversidade de espécies, nenhuma analise passou de 10 espécies.
Conclui-se enfim que a introdução de peixes exóticos resultou num aumento de predadores invertebrados, isso porque, os invertebrados subistituiram os peixes planctívoros na cadeia trófica como grandes consumidores de zooplâncton herbívoros.
2- Ano e revista de publicação; Braz. J. Biol., 68(4, Suppl.): 1025-1037, 2008
3- Análise crítica do artigo como um todo, incluindo análise do título, introdução, materiais e métodos, bem como resultados e discussão;
O artigo com um todo fornece informações de grande importância no estudo da introdução de espécies alienígenas em ambientes naturais.
O título faz referencia ao impacto nos vários níveis tróficos, começando pelos consumidores secundários, ou seja, o topo da cadeia, até aos níveis mais baixos na teia trófica por isso cascata trófica invertida.
A introdução nos mostra uma revisão na literatura disponível, e nos apresenta outros casos que ocorreram na mesma região, e ate mesmo nos mostra ser uma prática comum no caso