Analise de artigos
A – Referências:
NASCIMENTO, Alcione Melo Trindade do e MENEZES, Jaileila de Araújo.Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar. Psicologia Social.[online]. 2013, vol.25, n.1, pp. 142-151. ISSN 1807-0310. Disponível em: . Acesso em: 24 de abril de 2014.
Titulo Artigo: Intimidações na adolescência: Expressões da violência entre pares na cultura escolar.
Autor (es): Alcione Melo Trindade do Nascimento e Jaileila de Araújo Menezes
Livro: Revista ABRAPSO
Autor/Organizador:
Edição: Volume 25
Editora/Periódico: ABRAPSO
Ano publicação: 2013
B) Descrição
Tema Principal: Modalidade de violência entre pares de adolescentes que ocorre no interior das escolas, denominada de bullying e que, doravante, é tratado conforme a tradução por intimidação.
Tema(s) secundário(s): O contexto escolar e os modos de sociabilidade que os adolescentes experimentam, relacionando-os com as práticas de intimidação; identificar as práticas de intimidação privilegiadas pela cultura de pares adolescentes, relacionando-as com as condições históricas, sociais, que as constituem.
Problematização do tema/referencial teórico: Nesse artigo as duas autoras cita nove autores/pesquisadores importantes para o desenvolvimento do artigo, como: Lev Vygotsky que enfatiza a importância da realidade histórica e social do homem para a atividade psíquica, para ele a construção da categoria adolescência esta ancorada na produção de significados sociais, sentidos (re) elaborados pelos adolescentes, mediatizados através dos sistemas simbólicos da linguagem e da cultura, articulados com os aspectos históricos e sociais concretos, no qual o adolescente está inserido. Jerome S. Bruner (bordagem cultural) da ênfase nas características situacionais e socialmente compartilhadas pelo grupo de adolescentes diante do fenômeno investigado. Dan Olweus foi quem melhor caracterizou a intimidação, destacando três aspectos: a