Análise de Artigo
Curso: Administração 2º Período Professora: Juselli de Castro Nazaré
Atividade: LER O ARTIGO E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO,
SE FOR NECESSÁRIO FAÇA PESQUISA DE DEFINIÇÃO DE CONCEITOS:
1- Qual a problematização do artigo?
Dentre estes e outros motivos, o número de empresas na informalidade, em 2003, passou de dez milhões, conforme Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2003). Numa tentativa de formalizar os trabalhadores que se encontram nesta situação e levando em conta o grau de importância das pequenas empresas para o país é que o Estado tem proporcionado oportunidades para que novos empreendedores possam se legalizar.
2- Qual os objetivos específicos do artigo?
O objetivo específico é analisar como essas mudanças de legislação tem beneficiado – ou não – os agentes econômicos alvos dessa política, estreando pela Lei Complementar 123/2006, que instituiu o Simples Nacional – SN no Brasil, devido a uma simplificação na arrecadação de impostos, principalmente para Microempresas – ME e Empresas de Pequeno Porte – EPP.
3- Qual a metodologia utilizada?
Os métodos para a elaboração deste trabalho teve como base a pesquisa teórica e pode ser classificado como um artigo científico original. Os objetivos são de natureza exploratória, com procedimentos de pesquisa de fonte de papel: sendo o objeto a pesquisa bibliográfica. Também foi utilizada a abordagem qualitativa, de modo que a pesquisa é de cunho exploratório. Para tanto, no primeiro tópico, para melhor compreensão deste artigo, foram incluídos conceitos baseados em um resgate histórico do surgimento do empreendedor, assim como conceitos entre as diferenças entre empreendedor, administrador e empresário, definição de empresa, microempresa, empresa de pequeno porte, acepção da responsabilidade do Empresário Individual e de responsabilidade limitada.
4- Qual a conclusão do artigo?
Por meio deste estudo, foi possível constatar que