Analise do ambiente
Análise do Ambiente Organizacional:
A peça chave para o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico
Autores:
Martinho I. Ribeiro de Almeida Doutorado pela FEA/USP e professor da mesma instituição. E-mail: martinho@usp.br
Francisco Ribeiro de Almeida: Mestrando da FEA-USP, MBA - Finanças Corporativas da FIA/FEA. Professor da faculdade de Valinhos (FAV). E-mail: chicoalmeida@hotmail.com
Análise do Ambiente Organizacional:
A peça chave para o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico
Resumo
O texto discute a evolução da Análise Ambiental e as técnicas de avaliação das suas variáveis. Com isso, ele pretende contribuir não só à compreensão do tema mas, também, à disseminação do uso destas técnicas nas organizações. A análise do ambiente organizacional procura explicar os efeitos do ambiente futuro nas organizações. O entendimento das transformações ambientais é uma peça chave para a realização de um bom Plano Estratégico, pois esta terá maior possibilidade de antecipar as oportunidades e ameaças do ambiente em constante alteração.
1. Introdução
Quando comentamos sobre análise ambiental, muitas pessoas pensam no ambiente físico (clima, vegetação, grau de urbanização). Este ambiente inspirou por semelhança o processo da análise do ambiente organizacional, que é uma técnica administrativa que deu a origem ao que denominamos de Planejamento Estratégico (PE) (Fischmann,1991).
As técnicas administrativas normalmente evoluem derivando de uma anterior, e o PE é decorrente da técnica conhecida como Planejamento a Longo Prazo, que por sua vez é uma extrapolação do Orçamento para um período mais longo. O PE se diferenciou do Planejamento a Longo Prazo por incluir a análise do ambiente organizacional, ou seja, passou-se a entender que o futuro não é apenas uma continuidade do passado, mas está sujeito a influências diversas que podem alterá-lo.
Com o crescimento da