Análise dos ambientes
O caso da AESOS – Associação Educacional Sons no Silêncio
Autores [1]:
Marcello Chamusca
Márcia Carvalhal
Resumo:
Este texto pretende comunicar uma experiência de análise ambiental estratégica, sob a perspectiva da atividade de relações públicas, que subsidiou a construção de um plano global de comunicação para uma organização do Terceiro Setor. Pretende ainda mostrar, de forma prática, como unir a teoria à prática para a realização e desenvolvimento de processos e produtos de comunicação de uma organização sem fins lucrativos.
Palavras-chave:
Relações Públicas, Comunicação Integrada.
Introdução
A partir desta análise identificamos os principais problemas de comunicação existentes no ambiente organizacional da AESOS – Associação Educacional Sons no Silêncio. Buscamos um aprofundamento do conhecimento dos ambientes interno e externos da organização, para poder estabelecer um diagnóstico e prognostico precisos, e com isso, ter subsídios para dar pareceres e sugerir ações comunicacionais, sejam elas reativas – voltadas a resolver problemas detectados no processo – ou pró-ativas – voltadas a criar um ambiente organizacional favorável com os seus públicos internos e externos, antevendo possíveis conflitos, e, conseqüentemente, crises de imagem, estabelecendo níveis de cooperação mútua desejáveis e esperados tanto pela organização quanto pelos seus públicos de interesse. É importante lembrar que a organização em questão é uma ONG, com características bastante peculiares, que envolve uma análise diferenciada, sobretudo, do ambiente interno.
Fatores chave de sucesso
Antes do desenvolvimento da análise dos ambientes, porém, é importante estabelecer os fatores chave de sucesso de uma organização na sua área de atuação. Nesse sentido, foram identificados os seguintes FCS:
1. Acessibilidade da população carente aos serviços prestados