Climatologia
Climatologia
Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke
Geografia
Turma: 221
Professora Adriane
Taquara
2006
*El Niño e La Niña são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima.
Quando acontece um El Niño os ventos sopram com menos força em todo o centro do Oceano Pacífico, resultando na acumulação de água mais quente que o normal na costa oeste da América do Sul e na alteração do clima em todo Pacífico equatorial: as massas de ar quentes e húmidas acompanham a água mais quente, provocando chuvas excepcionais na costa oeste da América do Sul e secas na Indonésia e Austrália.
La Niña é o fenômeno inverso, caracterizado por temperaturas anormalmente frias, também no fim do ano, na região equatorial do Oceano Pacific, muitas vezes (mas não sempre) seguindo-se a um El Niño.
* Nas baixas latitudes (próximas à linha do Equador). Estão situadas as regiões com maior temperatura, pois recebem maior influência dos raios solares. Essa região pode ser considerada toda aquela entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.
* As temperaturas também variam com a altitude. Na medida em que a altitude aumenta, o ar fica mais rarefeito, com isso diminui a capacidade de conservar calor.
* Estar próximo ou distanciado do mar (continentalidade e maritimidade), também afetam a temperatura de uma região. Isso o corre porque há diferença entre o comportamento térmico da água e da terra. Os continentes se aquecem mais ligeiro e perdem esse calor também muito rapidamente. A água leva mais tempo para aquecer, mas mantem esse calor por um período maior de tempo. Assim, os lugares próximos a oceanos apresentam temperaturas parecidas durante o ano inteiro, enquanto no interior dos continentes existe diferença grande entre a temperatura máxima e mínima.
* Massas de ar: O ar que compõe a atmosfera está em constante movimento em