Analise de texto literários
1) Analise personagens e narrador
Quem é o protagonista da história? Existem padrões? O que você sabe sobre os personagens? Às vezes o autor dedica muito tempo a descrevê-los, mas, em outros casos, eles apenas aparecem e seus detalhes vão sendo construídos ao longo da história. Quem são os protagonistas e antagonistas. São lineares? Caricaturais?
2) Foco narrativo em terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. Nessa condição podemos afirmar que a narrativa assume um caráter mais objetivo, tendo em vista que ele permanece “do lado de fora”, limitando-se somente a nos repassar o que vê. Assim sendo, manifesta-se sob dois aspectos:
- Narrador onisciente – é o tipo de narrador que conhece toda a história, até mesmo o pensamento dos personagens.
- Narrador observador – ele não conhece toda a história, apenas se limita a narrar os fatos à medida que eles acontecem. Assim sendo, o narrador se abstém de quaisquer intervenções, ou seja, não é concedida a ele nenhuma atitude que porventura possa nos adiantar o que ocorrerá.
- Foco narrativo em primeira pessoa – nesta modalidade, como o próprio nome nos indica, o narrador se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista ou narrador coadjuvante. Por essa razão, afirma-se que traços subjetivos tendem a se manifestar, tendo em vista o envolvimento emocional mediante o desenrolar dos fatos.
3) Verifique o estilo de linguagem
Perceba se o estilo de linguagem é formal ou coloquial, se existe alguma conexão entre o argumento do texto e o estilo. Anote, por exemplo, se existe muita descrição ou uso de metáforas, se o diálogo predomina no texto, etc.
4) Considere o contexto histórico
A literatura se produz por si mesma, portanto, é importante que você considere o que acontecia na época em que o livro foi escrito. Leve em conta a situação política, econômica e social em que o livro foi escrito, assim como os movimentos culturais vigentes