analise de swot
O termo SWOT é a sigla oriunda do idioma inglês, strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial. Os pontos fortes e fracos do ambiente interno estão sobre a influência da administração da empresa, já as oportunidades e ameaças do ambiente externo não sofre influência da empresa ou instituição. Sun Tzu (2007, p.41) propõe as oportunidades e as ameaças das seguintes formas:
“Conhece teu inimigo e conhece a ti mesmo, se tiveres cem combates a travar, cem vezes será vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas”. (SUN TZU, 2007, p.41) A análise de SWOT é uma poderosa ferramenta de marketing utilizada em administração de empresas para o planejamento estratégico, que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa ou instituição. Pode ser utilizada para qualquer tipo de análise por ser um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica de análise de SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto pesquisa na universidade de Stanford entre às décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas. Na década de 1970 foi desenvolvida na escola de Harvard e passou a ser obrigatória dentro das cadeiras de ensino de planejamento estratégico nas escolas de negócios.
Para VALUE BASED MANAGEMENT, (2007) a análise de SWOT é uma ferramenta excelente para analisar as forças e fraquezas internas de uma organização, e as oportunidades e ameaças externas que surgem como consequência.