Dança - Salsa
LINCENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDU SOUZA DE OLIVEIRA JR
TADEU ROCHA GAUDIO
GIOVANI
DIEGO
HISTORIA DA SALSA
Tupã/ SP
2013
A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-cubanos, tais como o son montuno, o mambo, cha cha cha, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.
Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de música latino-americana começou em Nova Iorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.
E como toda essa mistura desenvolveu um novo ritmo. Na década de 1970, o meio musical latino nova-iorquino era muito rico, com artistas porto-riquenhos, cubanos, colombianos, dominicanos, americanos, ou seja, de todas as raças e credos, fazendo música e experimentando a mistura de diversos gêneros musicais, oriundos de diferentes culturas. A Salsa, então, nasce oficialmente quando a FANIA RECORDS (de Jerry Masucci e Johny Pacheco) decide catalogar o trabalho desses músicos sob a nomenclatura SALSA (que significa tempero), visto que o que faziam com toda essa mistura de influências já não poderia ser chamado simplesmente de Som.
Referências à palavra Salsa na música latina eram muito antigas (na música