Espanhol
As origens do Merengue são muito discutidas. Entre as opiniões diferentes sobre o tema encontramos quatro narrações distintas:
Foi Alfonseca quem inventou o Merengue; Sua origem e aparição se perdem nas brumas do passado; Nasceu com caráter de melodia criola após a batalha de Talanquera onde triunfaram os dominicanos ; Parece que o Merengue provem de uma música cubana chamada UPA, que passou por Porto Rico, de onde chegou a Santo Domingo em meados do século passado. Contudo, na realidade pouco se sabe de concreto sobre a origem do merengue. Uma dança denominada URPA ou UPA Habanera passou pelo Caribe e ela tinha um passo chamado merengue, e com o passar dos tempos a dança foi adentrando a cultura dominicana e mundial. Desde o começo o merengue era tocado com os instrumentos mais comuns e mais fáceis de adquirir pelo povo, as bandurrias dominicanas, o "Tres", o "Cuatro" (instrumentos similares a um pequeno violão, porém com três ou quatro cordas) e no final do século passado também o acordeón. A linguagem das letras que acompanhavam o ritmo era vulgar.
O Merengue genuíno e autêntico só sobrevive hoje nas zonas rurais da República Dominicana. A forma tradicional do Merengue tem mudado com o passar dos anos.
Juan F. García, Juan Espínola y Julio Alberto Hernández, Santana (Corazon Espinado) e Afonso Gadelha são alguns exemplos de cantores desse maravilhoso, caliente, sensacional ritmo.
Salsa é uma mescla de ritmos afro-americanos, tais como o son montuno, o mambo, cha-cha-chá e a rumba cubana. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta de 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México,