RITMO DE DANÇA DE SALÃO: SALSA
INTRODUÇÃO
Neste trabalho estaremos num primeiro momento discutindo a história e origem da dança de Salsa no mundo e no Brasil. No decorrer do estudo, estaremos também, discutindo algumas características deste ritmo de dança.
HISTÓRIA DA DANÇA DE SALSA
Segundo o dicionário da Real Academia Espanhola, a salsa é uma composição ou mistura de diversas substâncias comestíveis diluídas, que se faz para adicionar ou condimentar as comidas.
Mas na realidade, aqui não iremos falar deste tipo de salsa, mas sim de uma cujos ingredientes são "condimentos musicais". Desde sua base, o “Son Cubano”, até as contribuições de seu tempero: o “Merengue dominicano”, a “Cumbia colombiana”, o “Jazz norte-americano”, o “Samba brasileiro” e outros ritmos musicais do Caribe.
O som cubano, esteio rítmico da Salsa, teve sua origem na área rural de Cuba localizada na porção oriental da ilha, em meados do século XVIII, marcado pelo influxo das cadências hispânicas, francesas e africanas. Essa mistura explosiva transformou-se logo em sucesso estrondoso nas cidades, em princípios do século XIX. Sua entrada triunfal na capital cubana se deu em 1909, através dos soldados do exército cubano. Mas é apenas na década de 20 que surge o Sexteto Habanero, conjunto que se destaca no estilo que se diferenciaria do som original.
A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-cubanos, tais como o son montuno, o mambo, cha cha cha, e a rumba cubanos.O ritmo que conhecemos como Salsa tem sua origem no Son cubano, denominado Son Montuno, dançado na região rural, em pares soltos, com movimentos um tanto exagerados. Com a chegada dos franceses a Cuba, no final do século 18, a dança passa a ser feita em pares em posição de dança, mas com uma grande separação na zona pélvica e a aproximação no torso, dançando ambos com as pernas semi flexionadas. Isto porque as jovens iam aos bailes acompanhadas por suas famílias e era mal visto por todos o fato de os